top of page

Segurança nas escolas será tema de audiência pública

Foi aprovado hoje, na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Tecnologia, o requerimento do deputado Luiz Marenco (PDT) para realização de uma audiência pública para tratar da segurança nas escolas, um assunto de suma importância, que tem sido objeto de atenção e preocupação de toda a sociedade ante dos terríveis ataques ocorridos no país.



Nosso objetivo com esse evento é buscar o diálogo direto com o governo do Estado a respeito de novas e rápidas medidas que previnam novos casos de violência nos colégios. “Estamos diante de uma realidade alarmante: somente em 2022 e 2023, o número de ataques em escolas no Brasil já supera o total registrado nos 20 anos anteriores, por isso quero chamar para discussão o poder público, a comunidade escolar e todos que desejarem contribuir com este tema”, conclui Marenco.


Também será objeto da audiência pública o projeto de lei de autoria do parlamentar que cria o “Programa Estadual Escola Segura” no Rio Grande do Sul. O programa tem três pilares:


1) Equipar as escolas públicas da rede estadual de ensino com botão do pânico, detectores de metal e com câmeras de segurança integradas com Brigada Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros equipamentos de segurança;

2) Autorizar a disponibilização de segurança armada pelo Estado, por meio de policiais militares em folga ou reformados, que serão devidamente remunerados;

3) Treinamentos anuais, no início de cada ano letivo, para professores, alunos e funcionários contra atentados e acidentes.

O evento deve ocorrer no início do mês de maio, na Assembleia Legislativa do Estado. Em breve serão divulgados todos os detalhes.


14 visualizações0 comentário
bottom of page