CONHEÇA O MARENCO
Quem é o
MARENCO?
Nasceu em 22 de dezembro de 1964, em Porto Alegre, onde viveu até os oitos anos. Depois, foi residir no litoral com pai, mãe e seus 04 irmãos. Desde criança se interessou por música, sendo o único da família a seguir o caminho artístico.
Adolescente, foi morar na Quitéria, em São Jerônimo, com seu avô. Por um período, trabalhou no campo. Esse tempo determinou muito a sua personalidade.
Em 1988, com 23 anos, mudou-se para Porto Alegre para perseguir o seu sonho de cantar. Morou em várias casas e lugares até conseguir viver da música. Neste ano, fez sua primeira apresentação em um palco profissional, na Vertente da Canção Nativa, em Piratini. Também em 1988, conheceu Jayme Caetano Braun, seu grande mestre e referência. Em 1990, gravou seu primeiro disco ao lado de Jayme. No ano seguinte, o disco "Luiz Marenco canta Jayme Caetano Braun" leva ao prêmio Sharp, hoje conhecido como Prêmio Tim. Este foi o primeiro de muitos prêmios que se sucederam.
Em 1999, conheceu a sua esposa, Marlize, com quem se casou em 2001, passando a morar em Santana da Boa Vista. Com ela, teve dois filhos Caetana, 16 anos, e Santiago, de 12 anos. Marenco também tem uma filha mais velha, Maria Luiza, de outro relacionamento, que estuda em Pelotas.
Ao longo de 34 anos de carreira, Marenco gravou 25 obras e se tornou uma das maiores vozes da música regional, tendo influenciado toda uma geração.
Em 2018, foi eleito deputado estadual com 24.607 votos, conquistados na grande maioria dos municípios do estado, dando continuidade ao pioneirismo em sua vida, iniciado com a atividade artística e, agora, com a política. No último pleito, Marenco foi reeleito com 27.624, um crescimento de 11% em relação anterior, sendo o segundo deputado mais votado do PDT/RS.