CONHEÇA O MARENCO

PERFIL DE LUIZ MARENCO

Luiz Marenco é natural de Porto Alegre, onde nasceu em 22 de dezembro de 1964. Cantor e compositor, iniciou a carreira profissional em 1988 participando de festivais nativistas. Eleito para o primeiro mandato parlamentar pelo PDT com 24.607 votos. Obteve as maiores votações em Porto Alegre (1.979 votos) e em Caxias do Sul (1.327 votos), na Serra, conquistando votos na maioria das regiões do estado.

 

O músico dá continuidade ao pioneirismo em sua vida, iniciado com a atividade artística e, agora, com a política. “Este é um caminho novo que estou entrando agora”, resume o cantor que, durante três décadas, tem conquistado plateias e premiações em festivais nativistas e regionais.

Marenco conta que foi o primeiro na família a assumir a vertente musical e cultural. “Sou pioneiro”, diz ele modestamente, que bem depois de encantar multidões com suas canções de cunho regional e forte envolvimento latino-americano, vai repetir na política a inovação que mais uma vez surpreende o núcleo familiar. Através da pesquisa descobriu que os ancestrais, na Espanha, têm uma corrente musical. Agora, terá que desvendar a veia política dos Marenco.

Ele assume o primeiro mandato como deputado estadual entusiasmado com a ideia de construir políticas públicas para a área cultural. “É uma grande carência que temos, transpor a informalidade e efetivar políticas publicas que dêem fôlego aos fazedores de arte.”, lamenta o dono de invejável obra discográfica e participação em festivais nativistas e premiações regionais que consolidaram sua carreira artística.