top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

PL sobre doação de alimentos tem mérito aprovado


O PL 227/2019, de autoria do Deputado Luiz Marenco, que dispõe sobre a doação e a reutilização de gêneros alimentícios e excedentes de alimentos no Estado foi aprovado unanimemente na comissão de mérito aqui na Assembleia. O projeto trata de um direito social básico, que é o acesso à alimentação, e busca também equacionar o grande volume de alimentos desperdiçados. Calcula-se que a família brasileira joga fora quase 130kg de comida por ano, uma média de 41,6kg por pessoa, ao mesmo tempo em que tantos passam fome, ainda mais em tempos de recessão econômica.

A proposta quer atender populações em situação de exclusão, vulnerabilidade social ou sujeitos à insegurança alimentar e nutricional, a partir de parcerias com cozinhas industriais e comerciais da cidade, permitindo que essas destinem os alimentos que não foram consumidos para entidades assistenciais. A inspiração partiu do Banco de Refeições Coletivas, existente - com muito sucesso - na Cidade de Caxias do Sul, que atualmente serve 14500 refeições por mês, sempre observando as boas práticas operacionais e as boas práticas de manipulação de alimentos.

Apta para votação, a matéria deve seguir para plenário. “Espero ansiosamente pela sua aprovação, para que possamos colaborar para colocar alimentos na mesa dos nossos irmãos mais precisam”, afirma Marenco.

4 visualizações0 comentário
bottom of page