• Mariana Pires (MTB 14286)

Aprovado o requerimento de Marenco para realizar audiência pública sobre o plano de carreira da BM


Nesta manhã, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos aprovou o requerimento de audiência pública, apresentado pelo deputado Luiz Marenco, para discutir a viabilidade de implantação do Plano de Modernização de Carreira na Brigada Militar.

A discussão do atual plano de Carreira de Nível Médio é uma necessidade antiga da corporação para dar mais fluidez e isonomia para ascensão profissional dos servidores. Hoje, quase 70% dos brigadianos estão sem progredir na carreira e seguem anos a fio com os mesmos vencimentos. Muitos se aposentaram com a mesma faixa salarial de quando ingressaram na Brigada Militar, pois as promoções ficam limitadas a abertura de concursos internos, com número de vagas indefinidas e calendários de realização incertos. O plano de modernização prevê a ascensão funcional por meio do critério de antiguidade e traz outras várias questões como o ingresso com curso superior em qualquer área de conhecimento, manutenção da graduação de 3º Sgt.QPM, etc.

A audiência pública tem como objetivo aprofundar a discussão, esclarecer possíveis dúvidas e cobrar um posicionamento do Governo do Estado quanto ao projeto, que vem sendo discutido praticamente desde o início da atual gestão. Para tanto, serão convidados a participarem da audiência o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o Presidente da Associação Antônio Mendes Filho – ABAMF, Marcos Paulo Beck, o presidente da ASOF BM, Aparício Santellano.


“Considero que a proposta que está na mesa do governador é vantajosa para o Estado, pois é uma alternativa viável para a necessária regularização do déficit previdenciário, e também para os para os policiais militares e bombeiros militares que terão simetria com os demais integrantes da segurança pública e mais oportunidades na carreira”, ressalta Marenco.


A audiência pública terá sua data definida nos próximos dias.

34 visualizações0 comentário