top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Marenco comemora a aprovação do PLC 468/21


Foto: Celso Bender

O deputado Luiz Marenco (PDT) considera uma vitória a aprovação, nesta terça-feira (12), do Projeto de Lei Complementar nº 468/2021 que trata da careira dos praças da Brigada Militar. Depois de ter se dedicado ao tema por três anos e de ter participado ativamente de diversas de reuniões e negociações, inclusive na construção das emendas apresentadas pelo Governo para buscar maior aproximação das reinvindicações da classe, sente que houve avanço no processo de reconhecer e valorizar estes importantes servidores.


Ele considera que o PLC deveria ser mais generoso e sua aprovação não significa o real alcance dos objetivos, mas sim, um passo significativo na busca de valorização da Brigada Militar que estava há mais de 20 anos em um verdadeiro limbo, tendo perdido a verticalidade salarial e a perspectiva de progressão na carreira. Marenco esclarece que para se chegar a esta realidade houve muito diálogo na Comissão de Representação Externa, que coordenou, e negociações reivindicatórias.


O conjunto destas ações resultou na retirada do projeto anterior, rejeitado unanimemente pela categoria. Por isso, considera que a provação do PLC a vitória de uma batalha importante, porque contempla demandas dos brigadianos como o ensino superior para ingresso na Brigada Militar, a diminuição do interstício para a turma de 2012, que por esteve ameaçada de ter que aguardar 8 e não 4 anos para poder subir de posto, além de outros pontos fundamentais.


O deputado afirma que a luta não acaba com esta aprovação e que não vai descansar até que haja uma lei de ascensão funcional para os praças, igual ao modelo dos oficiais da corporação. E, complementa: “Embora não seja o ideal que pleiteamos, estamos diante de um importante avanço, conquistado com muitos esforços, negociações e diálogo. Vejo que alavancamos um sólido pilar para a construção de novos capítulos no plano de carreira dos praças. E essa continuará sendo minha luta no Legislativo. ”

113 visualizações0 comentário
bottom of page