top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Galvão Bueno recebe Medalha do Mérito Farroupilha

No próximo dia 13, por iniciativa do deputado Luiz Marenco (PDT), a Assembleia Legislativa do Grande do Sul concederá a Medalha do Mérito Farroupilha a Galvão Bueno. A cerimônia ocorrerá no Salão Júlio de Castilhos, às 13h.

Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de julho de 1950. Mais conhecido como Galvão Bueno, é um locutor esportivo, empresário, radialista e apresentador brasileiro, produtor de vinho, criador de cavalo crioulo e declaradamente, apaixonado pelo Rio Grande do Sul e suas tradições.


Considerado o narrador esportivo de maior popularidade do Brasil, Galvão é muito conhecido por ter emprestado sua voz e imagem a momentos relevantes do esporte nacional ao longo de seus quase 50 anos de carreira, nos quais narrou o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira de Futebol, títulos mundiais de Fórmula 1 e o acidente fatal do piloto brasileiro Ayrton Senna, em 1994, além de vários Jogos Olímpicos.


O intuito do deputado Luiz Marenco em homenageá-lo com a Medalha do Mérito Farroupilha transcende, no entanto, o seu enorme êxito profissional. Deve-se também a divulgação que Galvão Bueno tem feito do Rio Grande do Sul há muitos anos e em diversos aspectos. “O Galvão tem uma trajetória incrível que por si só já é digna de homenagem. Somado a isso, é alguém que tem dado visibilidade nacional e internacional a diversos atrativos do nosso estado, sejam eles econômicos, turísticos ou culturais, e declara abertamente o apreço pelas nossas tradições e pelas coisas do Rio Grande”, afirma o deputado proponente, Luiz Marenco.


Essa consideração a que se refere o parlamentar se materializa na escolha do solo gaúcho para acolher alguns de seus negócios. Mesmo tendo viajado por países como Portugal, Espanha, França e Itália, conhecidos pela produção de vinhos, foi na Campanha Gaúcha, mais especificamente a cidade de Candiota, que Galvão Bueno escolheu para a concretização de quase 20 anos da paixão pela vitivinicultura. Desde 2009, é proprietário da Bellavista Estate, situada no ponto de encontro do perfeito terroir do Novo Mundo, uma região estratégica apelidada por ele como a “Califórnia Brasileira”.


São inúmeras as postagens em suas redes sociais e as manifestações de Galvão Bueno enaltecendo o Rio Grande do Sul, bem como divulgando as tradições gaúchas e o nosso turismo, seja rural, seja das nossas praias. Além disso, é criador, desde 2007, de cavalos crioulos, animal-símbolo do nosso Estado. Foi aqui, inclusive, que escolheu permanecer durante a pandemia de Covid-19.


“Com a concessão desta Medalha do Mérito Farroupilha, o Parlamento Gaúcho valoriza o vínculo que Galvão Bueno estabeleceu com o Rio Grande do Sul e reconhece a sua contribuição enquanto propagador e enaltecedor do estado perante o Brasil e o Mundo”, reitera Marenco.

35 visualizações0 comentário
bottom of page