top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Deputado Marenco apresenta PL para tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs


Marenco assina PL junto de Rafael Bueno, Ricardo Daneluz e Jó Arse

A partir de uma sugestão dos vereadores pedetistas caxienses Rafael Bueno e Ricardo Daneluz, o deputado Marenco protocolou na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12), projeto de lei que visa a tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs - Centro de Tradições Gaúchas, bem como incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado.

Caxias do Sul já é, informalmente, conhecida a capital mundial dos CTGs, devido ao número de entidades no município: 68, segundo informações do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho.

“O CTG é extremamente importante para a sociedade como um todo porque insere criança e a família em um ambiente de valores, onde se aprende a ser um cidadão que participa e que luta por um ideal comum, despertando um senso de comunidade, fundamental nos dias de hoje. Para a manutenção da nossa cultura e identidade, para a continuidade do tradicionalismo, o CTG é um propulsor fundamental. Caxias do Sul merece este reconhecimento por ser terra fértil para o tradicionalismo que, como o próprio Barbosa Lessa reconheceu, é uma força capaz de auxiliar o Estado na resolução dos problemas cruciais da coletividade”, afirma Marenco.

Já a inclusão da Semana Farroupilha de Caxias do Sul no Calendário Oficial de Eventos do Estado, deve-se ao fato de que o evento acontece ininterruptamente desde o final dos anos 60, há aproximadamente cinco décadas, demonstrando o grande valor que o município dá aos festejos farroupilhas. Atualmente, é o segundo maior evento local. Além disso, há um envolvimento grande da comunidade, demostrado em números expressivos como esses:

a) Público estimado de 300.000 visitantes

b) Em torno de 350 acampamentos, envolvendo em torno de 10.000 pessoas

c) Intensa programação artística e cultural, que chegou a contemplar shows de mais de 100 artistas por edição.

d) O evento também inclui um Festival de Música que já envolveu mais de 700 participantes, bem como poesia, danças, provas campeiras (com mais de 3500 participantes), desfiles temáticos (com mais de 2500 participantes) e também a presença de mais de 2000 alunos envolvidos em atividades culturais.

Esses dados, que ilustram a grandeza e a importância da Semana Farroupilha de Caxias do Sul, sustentam a sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

17 visualizações0 comentário
bottom of page