top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Comissão de Representação Externa sobre plano de carreira da BM aprova plano de trabalho

Ocorreu, no final da tarde desta segunda-feira (5), a primeira reunião da Comissão de Representação Externa para tratar da modernização da carreira de nível médio da Brigada Militar. Proposta e coordenada pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT), a comissão deverá, pelos próximos trinta dias, trabalhar com afinco pela celeridade da implementação de um plano de carreira para os praças da corporação.

Nesse primeiro encontro virtual, foi aprovado o plano de trabalho. Na próxima reunião, marcada para o dia 12, às 17h, deverão ser ouvidos os representantes de associações ligadas à Brigada Militar para exporem as suas principais reinvindicações no que se refere à modernização do plano de carreira. Na semana subsequente, em data a ser definida, a comissão deverá receber representantes do Poder Executivo para, até o dia 21 de julho, produzir o seu relatório final.



Entenda a carreira de nível médio

Ao contrário dos oficiais que contam com um plano de carreira estruturado, os brigadianos de nível médio estão, desde 1994, sem um plano de carreira. Hoje, para conseguirem a progressão, dependem da boa vontade do governador em liberar as vagas (que tem número incerto) para que ainda tenham que prestar um concurso interno. Esta é a única categoria de servidores do Estado cuja progressão se dá dessa forma, sem garantias e sem previsão. Como resultado, não é incomum que soldados se aposentem como soldados, com a mesma faixa salarial de quando ingressaram na Brigada. Recentemente, o Departamento Administrativo da instituição realizou um censo entre os 18 mil integrantes da corporação. A pesquisa revelou que 77% dos brigadianos de nível médio disseram estar insatisfeitos com a carreira, dos quais 34% disseram estar muito insatisfeitos, e 23% dos entrevistados relevaram que desejam mudar de profissão.

“Nossos soldados estão padecendo e não vislumbram um futuro melhor. Precisamos mudar essa realidade. Criar um plano de carreira para os praças é devolver a dignidade e a motivação àqueles que estão todos os dias nas ruas cumprindo o seu papel, com ou sem pandemia, faça chuva ou faça sol”, disse o deputado Marenco.

19 visualizações0 comentário
bottom of page