top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Audiência Pública sobre os problemas causados pelos javalis é aprovada por unanimidade

Atualizado: 20 de ago. de 2019


Durante reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o deputado Marenco protocolou um requerimento para que se faça uma Audiência Pública para discutir os problemas e prejuízos causados pelos javalis no Estado.

Sem predadores naturais na nossa fauna, a superpopulação de javalis vem causando prejuízos e trazendo risco sanitário ao Rio Grande. Os números são preocupantes: cada fêmea pode parir em média sete leitões por gestação, duas vezes por ano. Considerando-se uma taxa de sobrevivência de 70% e que metade das crias sejam fêmeas, que passarão a reproduzir depois de um ano, um grupo inicial de dez fêmeas pode originar uma vara de 3,5 mil javalis em seis anos.

Os produtos rurais de diversos segmentos reclamam, já há muito tempo, das perdas de produção ocasionadas pelos porcos selvagens, uma vez que eles comem qualquer coisa: milho, batatas, aipim, pinhão, amendoim e até mesmo pequenos animais. "Precisamos encarar esta realidade e discutir alternativas, o homem do campo precisa de um plano que dê conta desta situação", afirma Marenco.

7 visualizações0 comentário
bottom of page