top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Unesco reconhece o Chamamé como Patrimônio Imaterial da Humanidade



O Deputado Luiz Marenco, que a convite do governador de Corrientes, Gustavo Valdés, representou o Brasil na reunião com os delegados dos países que formam o Comitê Intergovernamental Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Humanidade, dia 22 de outubro deste ano, comemora o reconhecimento pela Unesco, do chamamé como Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade. O ato aconteceu em Paris, França, no final da manhã de hoje (16) numa reunião virtual daquele órgão.

O Chamamé, já era consagrado como Patrimônio Imaterial do Mercosul, agora ganha a chancela mundial. Os delegados da Unesco levaram em consideração que se trata de algo além de um gênero musical. É canto, dança e reza. É uma forma de ser e estar, “Ñade Reko” em guarani. É uma expressão sociocultural que engloba o saber, a arte e os costumes de um povo. Que também aflora as questões espirituais, a transmissão de conhecimentos e ensinamentos informais, a preservação da flora e da fauna, entre outras questões perceptíveis e imperceptíveis do Chamamé.

Marenco, que é autor de consagradas músicas neste gênero, enquanto cantor já participou da Festa Internacional do Chamamé de Corrientes e na condição de deputado, homenageou a Província de Corrientes com a Medalha da 55ª Legislatura, justamente pelo trabalho prol do Chamamé. Agora, vibra com este reconhecimento de Patrimônio da Humanidade. “O chamamé se consagra como um signo legítimo da união cultural dos povos”, afirma o deputado.

9 visualizações0 comentário
bottom of page