O deputado Luiz Marenco produziu e protocolou dois projetos de lei em respeito à memória dos Lanceiros Negros. Um deles sugere a criação do Dia Estadual dos Lanceiros Negros, prevendo a data de 14 de novembro para reverência em todo o estado, a estes que lutaram e morreram pela liberdade do Rio Grande do Sul. O outro projeto tem o objetivo de marcar como ferro e fogo na pele da terra, o nome destes heróis. Com ele, o deputado pretende levar à apreciação dos seus colegas do Legislativo Gaúcho a sugestão de denominar a RS 608 em toda sua extensão, como Rodovia dos Lanceiros Negros. O trecho de 34 KM liga a BR 293 com os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas.
O parlamentar compreende que a Revolução Farroupilha é um dos mais importantes momentos históricos do Rio Grande do Sul e, como todo episódio heroico, há fatos relevantes que são elevados oficialmente e outros que não ganham o destaque merecido. Por acreditar que não se deve deixar cair no esquecimento uma página sequer deste levante que deixou um legado de amor à terra e, principalmente, à liberdade, quer perenizar a importância dos Lanceiros Negros por sua contribuição na guerra com seu sangue e na paz pelo progresso do Rio Grande.
“Que os Lanceiros Negros vivam na memória do povo rio-grandense para todo o sempre”, afirma o deputado.
Todo aquele, que de forma clara luta pela liberdade, pela cultura e pelo bem estar do seu povo, merece o nosso apreço. Como sabemos, a história Rio Grandense escreveu na memoria do seu povo um trilhar de batalhas, onde as conquistas se fazem necessárias cita-las, sem por um mínimo de tempo esquecer, aqueles que por terra tombaram na esperança de tornar livre o seu povo e a sua terra de prados belos e de querências abençoadas. Parabéns Exmº Sr. Deputado Luiz Marenco. (Meu colega de palcos e cantorias versadas) eu de cá do nordeste e o você daí do RS, faz ecoar o brado do nosso povo por esse Brasil de tantos Brasis. Cá vos deixo um verso nordestino Desses que fazem o poeta…