Mariana Pires (MTB 14286)
Projeto determina o uso de máscaras de proteção no transporte público e privado no Estado
Atualizado: 28 de abr. de 2020

O deputado Luiz Marenco apresentou um projeto de lei que torna o obrigatório o uso de máscaras para passageiros, cobradores e motoristas do transporte público e privado, de ônibus, táxis e veículos de aplicativos, no âmbito municipal e intermunicipal no estado, tanto no embarque quanto durante a viagem.
Muitos municípios do interior já retomaram as suas atividades e, a partir da próxima semana, deverá ser amplamente implementado o "distanciamento social controlado”, o que resultará em uma maior flexibilização do modelo de distanciamento social. "Com a retomada dos serviços e comércio, precisamos garantir medidas que sejam acessíveis e reduzam a velocidade de propagação da pandemia. O transporte público e privado, por concentrar pessoas em único ambiente, é um local que pode ser um grande vetor de disseminação", diz Marenco.
Neste cenário, o uso de máscaras de proteção é um grande aliado. Agindo como uma barreira física que segura a emissão de gotículas enquanto a pessoa fala, tosse ou simplesmente respira, as máscaras reduzem grandemente a probabilidade de contágio entre as pessoas. Além de eficientes, as máscaras são um equipamento simples, que não exigem grande complexidade na sua produção, podendo ser feitas em casa pela população.