• Mariana Pires (MTB 14286)

Projeto determina o uso de máscaras de proteção no transporte público e privado no Estado

Atualizado: 28 de Abr de 2020



O deputado Luiz Marenco apresentou um projeto de lei que torna o obrigatório o uso de máscaras para passageiros, cobradores e motoristas do transporte público e privado, de ônibus, táxis e veículos de aplicativos, no âmbito municipal e intermunicipal no estado, tanto no embarque quanto durante a viagem.


Muitos municípios do interior já retomaram as suas atividades e, a partir da próxima semana, deverá ser amplamente implementado o "distanciamento social controlado”, o que resultará em uma maior flexibilização do modelo de distanciamento social. "Com a retomada dos serviços e comércio, precisamos garantir medidas que sejam acessíveis e reduzam a velocidade de propagação da pandemia. O transporte público e privado, por concentrar pessoas em único ambiente, é um local que pode ser um grande vetor de disseminação", diz Marenco.


Neste cenário, o uso de máscaras de proteção é um grande aliado. Agindo como uma barreira física que segura a emissão de gotículas enquanto a pessoa fala, tosse ou simplesmente respira, as máscaras reduzem grandemente a probabilidade de contágio entre as pessoas. Além de eficientes, as máscaras são um equipamento simples, que não exigem grande complexidade na sua produção, podendo ser feitas em casa pela população.

11 visualizações0 comentário