• Mariana Pires (MTB 14286)

PL que declara Caxias do Sul “Capital Estadual dos CTGs" avança na AL


Hoje, pela manhã, o PL 421/2019, de autoria do dep. Luiz Marenco, que declara o município de Caxias do Sul “Capital Estadual dos CTGs - Centros de Tradições Gaúchas” foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. Caxias já é informalmente conhecida como a capital mundial dos CTGs devido ao número de entidades no município: 68, segundo informações do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho.


“O CTG é um propulsor fundamental para a manutenção da cultura e da identidade. É extremamente importante para a sociedade como um todo, porque insere a família em um ambiente de valores, onde os mais jovens aprendem a ser cidadãos participativos da luta por um ideal comum, despertando um senso de comunidade, tão necessário nos dias de hoje." afirma Marenco e, complementa: "Caxias do Sul merece este reconhecimento por ser terra fértil para o tradicionalismo que, como o próprio Barbosa Lessa reconheceu, é uma força capaz de auxiliar o Estado na resolução dos problemas cruciais da coletividade.”


O projeto também visa incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A solenidade, que ocorre ininterruptamente desde o final dos anos 60, reúne um público estimado de 300.000 visitantes para prestigiar uma intensa programação artística e cultural, que chegou a contemplar shows de mais de 100 artistas por edição. A Semana Farroupilha de Caxias do Sul também compreende um Festival de Música que já envolveu mais de 700 participantes, bem como concursos de poesia, danças, provas campeiras, desfiles temáticos. Além disso, promove atividades culturais voltadas para os estudantes. Todas essas ações, e a continuidade da sua programação por seis décadas, demonstram o grande valor que o município dá aos festejos farroupilhas e justificam a sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

4 visualizações0 comentário