top of page
  • Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Mesa Diretora concederá Medalha do Mérito Farroupilha a Matteus Amaral

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado acolheu, durante reunião nesta terça-feira, a sugestão do deputado estadual Luiz Marenco (PDT) para que seja concedida a Matteus Amaral, vice-campeão do Big Brother Brasil 2024, a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Parlamento Gaúcho.



Ao justificar a sugestão, o parlamentar, que é membro da Mesa, frisou que “Matteus se destacou no programa não só como competidor, mas como um representante da cultura gaúcha, levando elementos marcantes desse universo ao cenário nacional. Sua participação acabou se revelando um momento ímpar para a propagação e valorização da cultura gaúcha no Brasil, proporcionando visibilidade ímpar para as nossas tradições, cultura e costumes.”


Marenco, que teve suas canções entoadas pelo participante alegretense duas vezes no programa - assim vários outros artistas - chegou a participar da campanha incentivando que o público votasse para que o “brother” fosse o vencedor do BBB. Também participou de uma “live” realizada por Matteus logo que deixou o confinamento, quando confessou que passou a assistir ao programa por reconhecer o quanto ele propagou a identidade dos gaúchos e seus símbolos como o cavalo, o chimarrão, a música etc.


A sugestão foi aprovada por unanimidade pelos deputados presentes e a cerimônia de concessão da Medalha pela Mesa Diretora do Parlamento deve ser agendada nos próximos dias.


Confira a íntegra da justificativa:

A cultura gaúcha é rica e diversificada, caracterizada por sua forte ligação com a tradição, a música, a culinária, as danças típicas, como o chimarrão e o churrasco. Matteus, ao compartilhar esses elementos no Big Brother Brasil, despertou o interesse e a curiosidade do público de todo o país, que passou a conhecer e apreciar um pouco mais dessa cultura tão única e rica.


Além disso, a presença de Matteus no programa também contribuiu para desconstruir estereótipos e preconceitos em relação aos gaúchos, mostrando que a cultura gaúcha vai muito além dos clichês muitas vezes associados à região. Sua autenticidade, carisma e orgulho de suas raízes conquistaram não só seus colegas de confinamento, mas também milhões de telespectadores em todo o Brasil.


Dessa forma, ele se tornou um importante embaixador da cultura gaúcha, levando seus valores e tradições para um público mais amplo e contribuindo para a valorização e preservação dessa rica herança cultural. Sua participação no Big Brother Brasil 2024 certamente deixou um legado significativo não apenas no programa, mas também na forma como a cultura gaúcha é percebida e apreciada em todo o país.

12 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page