• Mariana Pires (MTB 14286)

Marenco representa a Assembleia Legislativa em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi

Na tarde de hoje, o deputado Luiz Marenco representou a Assembleia Legislativa em um ato em homenagem aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi. Na ocasião, recebeu três comitivas de “Anitas”, vindas de Garopaba/SC, Laguna/SC e de São Jerônimo/RS e entregou a elas uma placa alusiva à data, feita pela Casa do Povo como forma de homenagem a Heroína de Dois Mundos, título que recebeu devido a sua participação em batalhas no continente americano e europeu ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi. Na sequência, foi plantada a Rosa de Anita - uma espécie híbrida, desenvolvida por botânicos europeus exclusivamente para homenagear a lagunense. A muda posteriormente será levada para Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.


Desde 2019, ações comemorativas ao bicentenário de Anita Garibaldi vêm sendo desenvolvidas tanto em Santa Catarina quanto no Uruguai e na Itália. O evento de hoje foi proposto pelo presidente MTG, na pessoa do seu presidente, Manoelito Savaris, e realizado conjuntamente com o Instituto Anita Garibaldi, que se fez representar pelo seu presidente, Adílcio Cadorin, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Porto Alegre, todos unidos para honrar o legado daquela que foi um símbolo de coragem e determinação. Em um tempo em que as mulheres praticamente não participavam das guerras na condição de oficiais, Anita pegou em armas em três países diferentes e por diferentes causas.


Temos que conhecer e honrar o nosso passado para valorizarmos o presente e sabermos traçar o amanhã. Me alegro por ter capitaneado essa homenagem. Que esta rosa seja um símbolo dos valores que Anita Garibaldi nos deixou: a convicção de que lutar pelo futuro que se almeja não é apenas desejável, mas necessário, e que a coragem para enfrentar os desafios que se impõem no caminho não é apenas bem-vinda como é um requisito fundamental”, enfatizou Marenco.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo