• Mariana Pires (MTB 14286)

Marenco concede a Medalha da 55ª Legislatura ao ginete alegretense Rafael Safons



Na noite desta quinta-feira (28), o deputado Luiz Marenco homenageou o ginete alegretense Rafael Safons, concedendo-lhe a Medalha da 55ª Legislatura, em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. Foi um momento emocionante para aqueles que prestigiam e se identificam com a tradição e a cultura gaúchas, pois o universo da bota e da bombacha ocupou o espaço nobre do parlamento e houve um efetivo reconhecimento institucional dos nossos usos e costumes regionais.

Rafael Safons conquistou o bicampeonato na categoria CRINA LIMPIA, no 54° Festival de Doma y Folklore de Jesus Maria – Província de Córdoba - Argentina. O Festival de Doma y Folclore de Jesus Maria, é o maior rodeio da Argentina e esta foi a segunda vez consecutiva que Rafael se sagrou campeão, sendo o primeiro estrangeiro a conseguir tal feito. O campeonato de gineteada, que dura 11 dias, foi disputado por 26 ginetes do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Em seu agradecimento, Safons dedicou a medalha todos os homens “no fundo de campo, muitos esquecidos, homens de bombacha que se acordam de madrugada e vivem sobre o lombo do cavalo”. Marenco, por sua vez, disse estar “extremamente feliz em trazer para a Assembleia Legislativa, para a casa dos gaúchos, alguém como o Safons, que tanto está fazendo pela cultura do homem campo, pelo universo do cavalo. Com esta medalha queremos homenageá-lo e também a todos os ginetes que, como ele, dão vida a uma tradição que se mistura com a história e com a identidade do nosso povo”.

A solenidade foi acompanhada pelo presidente do MTG Nairo Callegaro e pela viúva do Barbosa Lessa, Dona Nilza Lessa, e contou com a presença de diversos tradicionalistas, entre eles Anomar Danúbio Vieira, poeta, radialista e criador de cavalo crioulo, que ressaltou: “foi um momento único, um momento que vai ficar na história, pois deu relevância a uma parte importante da cultura gaúcha que nem sempre tem a visibilidade que merece. O que aconteceu aqui esta noite tem um simbolismo enorme e é um reconhecimento mais que merecido e muito importante, é muito devido. Parabenizo o Marenco pela iniciativa.”

Ao final do evento, o cantor e assessor parlamentar Pirisca Greco brindou os presentes com a canção "Muchas Gracias", encerrando com chave de ouro uma noite que foi, essencialmente, sobre gratidão.

8 visualizações1 comentário