• Mariana Pires (MTB 14286)

Marenco é membro titular da CPI que investiga o aumento de medicamentos para Covid-19


Foi instalada, na Assembleia Legislativa do Estado, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no tratamento dos pacientes da Covid-19 no RS. O deputado Luiz Marenco (PDT) é um dos onze membros titulares.

A CPI terá 120 dias para ouvir representantes do setor público e privado e da indústria farmacêutica para apurar as razões do aumento exorbitante desses medicamentos, que chegou a superar os 400%. O cisatracúrio, um bloqueador neuromuscular, por exemplo, teve aumento médio de 434%. Já um tipo de relaxante muscular, subiu 362%.

“Não podemos aceitar que a lógica do lucro acima de qualquer coisa prevaleça neste momento. São vidas que estão sendo comprometidas, são dores terríveis impostas a pacientes. Isso é inaceitável”, afirmou o deputado. “É claro que nosso papel é ouvir antes de condenar, mas é bastante difícil crer que haja um motivo aceitável para que os medicamentos e insumos subam de preço desta forma", concluiu Marenco.

3 visualizações0 comentário