top of page
Foto do escritorMariana Pires (MTB 14286)

Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha é lançada oficialmente



O deputado Luiz Marenco realizou na noite desta terça-feira, dia 03 de setembro, o lançamento da Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha. O evento aconteceu na sede da Embaixada Bairrista, em Porto Alegre, com a presença de importantes autoridades, artistas, produtores culturais, representantes de entidades e imprensa.

Prestigiaram o lançamento, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o governador Eduardo Leite, o ex-ministro da Cultura Vitor Ortiz, os deputados Fernando Marroni, José Nunes e Luiz Henrique Viana. Foram representados por sua assessoria os deputados Carlos Búrigo, Neri o Carteiro, Franciane Bayer, Vilmar Lourenço, Eduardo Loureiro, Fran Somensi, Dalciso Oliveira e Capitão Macedo, entre outros. O senador Luiz Carlos Heinze também se fez representar por seus assessores. Autoridades municipais de diversas cidades também marcaram presença na solenidade, a exemplo do Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade de Campo Bom, Henrique Scholz, o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer da cidade de Piratini, Fladimir Moura Gonçalves, a coordenadora de Cultura da cidade de Campo Bom, Renata Silva e o chefe do departamento de Turismo da cidade de Lagoa Vermelha, Lucas Motta. Representando a Prefeitura Municipal de Esteio e o festival “Esteio da Poesia Gaúcha”, compareceu o jornalista Djalma Pacheco. Os presidentes da Academia Brigadiana de Letras, Alberto Afonso Landa Camargo e da Estância da Poesia Crioula, Ubirajara Anchieta, também estiveram no encontro músicos, cantores, compositores, poetas, produtores culturais e profissionais de imprensa.

Marenco, proponente da Frente Parlamentar, ressaltou em seu pronunciamento, a adesão de outros parlamentares na sua proposta de fortalecer a cultura regional gaúcha. Que este ato é o princípio da ação que pode se tornar uma antena captadora de boas ideias para o enfrentamento de questões como o enfraquecimento dos festivais, o descaso com o folclore, a dificuldade de manutenção da tradição, os empecilhos que travam a literatura regional, a dificuldade do exercício digno da profissão de artista regional, as burocracias que dificultam os produtores culturais, os contratempos de inserção da cultura regional no processo educacional de base, a ausência de possíveis facilitações de acesso do público em geral ao produto cultural gerado no Estado e tantas outras questões que, segundo ele, vão ser descortinadas através do debate parlamentar e reuniões com os diversos segmentos culturais.

A secretária Beatriz Araújo salientou a importância do Legislativo debater e legislar sobre o fortalecimento da cultura, lembrando que em tempos nos quais atuava como produtora cultural sempre buscou a interação com parlamentares no aprimoramento das leis que pudessem favorecer o processo cultural. Ressaltou que o governador tem grande interesse no fortalecimento da cultura do Estado e que delega a sua pasta esta incumbência, prestigiando com seu apoio.

O evento contou com música, a cargo de Pirisca Greco, Texo Cabral, Paulinho Goulart e Duca Duarte, um assado a cargo da assessoria do deputado e, neste momento de descontração, alguns debates sobre o tema nos diversos grupos que se formaram por adesão de identificação cultural.

O deputado Marenco conclamou a participação dos artistas e produtores culturais na frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha, que vai até o fim desta legislatura. Ele aproveitou a oportunidade para antecipar que em outubro vai ser lançada na Assembleia Legislativa a “Comissão Especial Sobre a Situação da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha” que vai ter duração de quatro meses.

O deputado reafirmou em seu pronunciamento, que apoio à cultura é um compromisso de sua legislatura. “A cultura regional é um instrumento fantástico de consolidação da identidade de um povo e fundamental para sua cidadania”.

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page