A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, da qual sou membro titular, decidiu encaminhar ao governador do Estado documento que reúne o posicionamento do setor agropecuário e agroindustrial em relação à reforma tributária proposta pelo Executivo gaúcho.
O documento, intitulado "A Agropecuária e a Agroindústria do RS não suportam mais tributos", reproduz as manifestações de 25 entidades presentes na audiência pública virtual da Comissão de Agricultura, realizada no dia 13 de agosto, que tratou dos impactos da proposta governamental no setor primário. Na avaliação geral das entidades, a agropecuária sofrerá com o aumento do imposto dos insumos, que vai repercutir nos custos de produção e no preço final dos produtos. Isso, associado ao aumento de ICMS para os produtos da cesta básica, produtos que estão na base alimentar da população, levará o consumidor a pagar mais. O relatório destaca que o aumento de impostos gera repercussão em cascata e consequente retração do consumo, que já está afetado pela crise econômica e a alta taxa de desemprego.
O texto será encaminhado também para os secretários de Agricultura, da Fazenda e Chefia da Casa Civil e ao presidente da Subcomissão Mista que trata da Reforma Tributária no parlamento gaúcho.
Conforme já manifestei anteriormente, sou contrário aos termos da reforma e meu voto será neste sentido.
Fonte: Agência de Notícias da AL
Commentaires